Presidente da OAB diz que decisão da Justiça contra exame "vai na contramão da história"

09-02-2011 10:38

Presidente da OAB diz que decisão da Justiça contra exame "vai na contramão da história"

Fonte: Folha de São Paulo

O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, afirmou, nesta quinta-feira (16/12), que a liminar da Justiça que considerou o exame da ordem inconstitucional "está na contramão da história e da qualidade do ensino jurídico".

Cavalcante afirmou ainda que vai entrar com os recursos que forem necessários para atacar a liminar, do desembargador federal Vladimir Souza Carvalho, do TRF (Tribunal Regional Federal) da 5ª região.

"Tenho certeza que o Supremo Tribunal Federal vai julgar esse caso e colocar uma pá de cal definitiva nessa questão ainda no próximo ano", afirmou Cavalcanti.

A decisão do desembargador Carvalho se pautou num recurso de um estudante do Ceará e foi publicada na última terça-feira (14/12).

No mandado de segurança contra a OAB, o desembargador alega que "não está entre as atribuições da Ordem dos Advogados dizer se o bacharel pode exercer a profissão que o diploma superior já lhe confere".

Além disso, Carvalho afirma que "a aplicação do exame fere o princípio da isonomia --já que é a única profissão em que o detentor do diploma de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, ou do bacharel em Direito necessita se submeter a um exame para exercê-la".

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.